Grandes acidentes, sejam em vias públicas ou no ambiente de trabalho, frequentemente não surgem do acaso. Muitas vezes, causados por pequenas falhas, descuidos com equipamentos, lapsos de atenção ou momentos de fadiga. Essas falhas, aparentemente menores, podem envolver tanto o estado do equipamento quanto, e principalmente, o estado do operador ou condutor.
Compreender como a gestão de segurança do trabalho e a avaliação de fatores humanos, incluindo o estado cognitivo, são cruciais para a prevenção de acidentes. Durante o Maio Amarelo, é essencial reforçar a importância da prevenção como caminho para salvar vidas nas estradas e nas cidades.
Fadiga: o inimigo da atenção e segurança
A fadiga é um fator significativo em acidentes de trânsito, estudos indicam que entre 10% a 20% de todos os acidentes rodoviários estejam relacionados à fadiga. Assim como o sono ao volante e o cansaço extremo no trabalho, é uma combinação perigosa que promove distrações que podem causar:
- Reflexos comprometidos.
- Queda no rendimento
- Prejuízos à saúde mental
- Desmotivação da equipe
Maio amarelo: Um chamado à atenção pela segurança
O Maio Amarelo é um movimento de conscientização no trânsito. Seu objetivo é mobilizar a sociedade e o poder público para reduzir os altos índices de mortes e lesões no trânsito.
A atenção pela vida é um princípio que se aplica a todas as atividades de risco. Ao entender a influência do fator humano, o Maio Amarelo fortalece a ideia de promover a segurança e o monitoramento dos colaboradores, assim ocorrendo a redução de acidentes.
Como monitorar sua equipe com segurança
Os sinais da fadiga se tornou essencial para manter o bem-estar e o desempenho das equipes. Agora que entendemos o seu impacto, é hora de explorar como a tecnologia pode ajudar a detectá-la:
1. Identificar sinais de risco
Monitore o nível de atenção dos colaboradores e antecipe comportamentos potencialmente perigosos.
2. Detectar colaboradores em estado de alerta
Evite acidentes ao alocar tarefas críticas de forma estratégica com base em dados cognitivos.
3. Mapear os principais fatores de distração
Compreenda como a jornada de trabalho, pausas e estresse impactam o desempenho da equipe.
4. Criar planos de ação personalizados
Implemente pausas, programas de bem-estar e ajustes de escala baseados em inteligência analítica.
Veja mais em: Como garantir a segurança dos motoristas?
Use a tecnologia como aliada na sua empresa
Se por um lado o comportamento humano é o maior causador de acidentes, por outro, a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para corrigi-lo a tempo. Podendo ser utilizada de diversas maneiras como:
- Otimizar o desempenho da equipe com mais saúde e menos estresse.
- Reduzir custos com afastamentos e retrabalho.
- Promover um ambiente mais produtivo e seguro
- Ampliar o engajamento da equipe com foco em bem-estar.