Qual é a função da gestão de riscos operacionais em uma empresa?

A gestão de riscos operacionais é uma área vital para a segurança e o sucesso de qualquer empresa. No entanto, na prática, nem todo gestor consegue implementar essa estratégia em seu negócio com eficiência ou mesmo, nem dá a devida importância, até que algum incidente ocorra e gere problemas à empresa.

Por isso, preparamos este artigo para destacar a função essencial de uma boa gestão de riscos operacionais e explicar, de fato, como isso funciona e quais vantagens podem ser agregadas com as melhores práticas.

Boa leitura!

O que é Gestão de Riscos Operacionais?

A gestão de riscos operacionais envolve a identificação, avaliação e mitigação dos riscos associados às operações de uma organização.

E, na prática, esses riscos podem ser diversos, abrangendo desde acidentes de trabalho até falhas nos processos internos.

Logo, o objetivo central é reduzir a probabilidade de ocorrência de incidentes que prejudiquem a empresa, seus funcionários e sua reputação.

Por que investir nesse tipo de estratégia em seu negócio?

Investir na gestão de riscos operacionais vai muito além da segurança e proteção de seus colaboradores. A aplicação de boas práticas pode, inclusive, melhorar o desempenho do trabalho e reduzir custos em diferentes aspectos.

A seguir, destacamos algumas desses benefícios:

1. Proteção dos Colaboradores

Um dos motivos mais convincentes para investir na gestão de riscos operacionais é a proteção dos colaboradores. Cuidar da segurança e do bem-estar dos funcionários é fundamental para criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Ao reduzir os riscos operacionais, você está demonstrando um compromisso com a segurança e a saúde de sua equipe.

2. Preservação dos ativos da empresa

A gestão eficaz de riscos operacionais ajuda a preservar os ativos da empresa. Acidentes e incidentes podem resultar em danos materiais significativos, afetando a continuidade das operações.

Assim, investir na prevenção de riscos ajuda a manter seus ativos intactos e a evitar perdas financeiras.

3. Eficiência operacional

A gestão de riscos operacionais pode aumentar a eficiência operacional. Ao identificar e mitigar riscos, as operações podem ocorrer de maneira mais suave e eficaz. Isso resulta em menos tempo perdido devido a acidentes e interrupções não planejadas.

4. Cumprimento de regulamentações

Em muitos setores, o cumprimento de regulamentações é obrigatório. Investir em gestão de riscos operacionais ajuda a garantir que sua empresa esteja conforme as leis e regulamentações relevantes, evitando multas e penalidades.

Como o Sistema Atento pode ajudar nesse processo?

O Sistema Atento é uma solução inovadora desenvolvida pela Atento que desempenha um papel crucial na gestão de riscos operacionais. Ele consegue diagnosticar possíveis alterações cognitivas, auxiliando na gestão da fadiga dos operadores.

Isso permite a identificação antecipada de sinais de fadiga, possibilitando a implementação de medidas preventivas e ações corretivas eficazes.

Na prática, o Sistema Atento une tecnologia e ciência para viabilizar a gestão eficiente da segurança no trabalho. Ele acompanha o estado de fadiga dos colaboradores da empresa, antes, durante e após a sua jornada de trabalho, fornecendo todos os meios para identificar o estado de atenção do operador a qualquer momento de sua jornada.

Em suma, a gestão de riscos operacionais desempenha um papel crítico na proteção de colaboradores, ativos e na melhoria da eficiência operacional. Portanto, investir nessa estratégia é uma decisão inteligente para qualquer negócio!

E se você ficou curioso em conhecer melhor o Sistema Atento e seu funcionamento, agende agora mesmo uma apresentação com nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo em destaque
Os impactos negativos da fadiga no desempenho dos trabalhadores
21 fevereiro 2024

Os impactos negativos da fadiga no desempenho dos trabalhadores

Leia mais
Últimos posts
Os impactos negativos da fadiga no desempenho dos trabalhadores

Os impactos negativos da fadiga no desempenho... Leia mais

21 de Fevereiro de 2024
Como identificar sinais de fadiga no ambiente de trabalho?

Como identificar sinais de fadiga no ambiente... Leia mais

14 de Fevereiro de 2024
Como fazer a gestão de fadiga e deixar sua frota mais segura?

Como fazer a gestão de fadiga e deixar sua fr... Leia mais

24 de janeiro de 2024